Recuperação de neto de Avó da Praça de Maio dispara consultas de identidade
Buenos Aires, 7 ago (EFE).- As Avós de Praça de Maio receberam 300 chamadas diárias, quando o normal são 15, desde que o neto perdido da presidente, Estela de Carlotto, recuperou sua verdadeira identidade, informaram à Agência Efe nesta quinta-feira Efe fontes da organização.
“Alguns chamam para consultar, outros para fornecer dados. Cada caso é orientado. Não param de nos procurar”, indicaram.
Esta semana foi confirmado por um exame de DNA que um músico de 36 anos criado em um meio rural da província de Buenos Aires como Ignacio Hurban é, na realidade, o filho de Laura Carlotto, sequestrada e assassinada durante a ditadura militar (1976-1983), e Oscar Montoya, um dos milhares de desaparecidos que o regime deixou.
Sua avó, a presidente das Avós, o buscava desde que soube que sua filha tinha dado à luz enquanto estava presa pela ditadura.
Foi Ignacio que, por causa das suspeitas que tinha sobre sua origem, se apresentou na Comissão Nacional pelo Direito à Identidade (Conadi), da Secretaria de Direitos Humanos argentina, e se submeteu voluntariamente ao exame de DNA.
Ontem o Conadi havia recebido o triplo de chamadas do que em um dia normal, disseram à Efe responsáveis da comissão.
A média diários de contatos na seção de Apresentação Espontanea do site das Avós é 15. Quando é realizada alguma campanha de divulgação, como a que foi protagonizada recentemente pelos jogadores da seleção argentina Lionel Messi e Javier Mascherano, ultrapassam as 50.
Mas a aparição de Guido Montoya Carlotto causou um efeito extraordinário e elevou o número para 300.
Na sede das Avós, o telefone não parou de tocar, tanto de pessoas que têm dúvidas sobre sua identidade, quanto fornecendo dados, denúncias, saudações à avó que acaba de recuperar a seu neto e perguntas da imprensa nacional e internacional.
O secretário de Direitos Humanos, Martín Fresneda afirmou que quando fenômenos como a resolução do caso de Guido acontecem, “se produz uma maior confiança nas pessoas”.
Para o funcionário, a emoção coletiva que a aparição do neto de Estela provocou faz com que quem ainda tem dúvida da verdadeira identidade “queira ser parte, casos como este motivam a busca”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.