Referendo de domingo é o oitavo da Grécia desde o século XIX

  • Por Agencia EFE
  • 03/07/2015 19h04
  • BlueSky

Atenas, 3 jul (EFE).- A Grécia realizará neste domingo seu oitavo referendo desde sua fundação como Estado, em 1828, em que a população decidirá sobre a proposta de ajustes e reformas que os parceiros e credores apresentaram ao governo grego.

Os sete anteriores, realizados no século XX, discutiam quase todos a mesma questão: deveria a Grécia ser uma república ou uma monarquia.

Os três primeiros referendos se desenvolveram em meio a uma luta entre liberais e conservadores, com golpes e contragolpes de Estado, assassinatos políticos e um clima de terror para os que perdiam.

None

Estes são os referendos já realizados:.

– 22 de novembro de 1920: Os conservadores, que haviam vencido as eleições, convocam uma consulta para decidir sobre o retorno do rei, no exílio desde 1917. Obtiveram apoio de 99% dos eleitores.

– 13 de abril de 1924: Os liberais, ganhadores das eleições de 1923, convocaram um referendo para proclamar a república, aprovado por 70% da população, resultado que não foi reconhecido pelos monárquicos.

– 3 de novembro de 1935: O golpe de Estado dos liberais fracassou, e os monárquicos convocaram um referendo para decidir sobre a restauração da monarquia, que foi aprovada com 97,9%, resultado que não foi reconhecido pelos liberais.

– 1º de setembro 1946: No meio de uma guerra civil entre comunistas e forças pró-ocidentais, os monárquicos convocaram um referendo para pedir o retorno do rei Jorge II, foragido desde 1941, quando os nazistas entraram em Atenas. Com 68,4% de apoio da população, os liberais questionaram a legitimidade da consulta, apesar de reconhecerem o resultado.

Os dois referendos seguintes foram convocados pela ditadura e realizados em clima de censura e terror.

– 29 de setembro 1968: O regime convocou uma consulta para adotar a nova constituição, que mantinha o caráter monárquico do regime e foi aprovado por 92,1% dos gregos.

– 29 de julho de 1973: O regime pediu a abolição da monarquia e obteve em consulta popular o apoio de 78,4% dos eleitores.

– 8 de dezembro 1974: Após a queda da ditadura, os gregos voltaram a ser chamados à consulta para optar entre a monarquia e a república. 69,2% votaram a favor da república. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.