Regime sírio garante ter encontrado várias valas comuns em Homs

  • Por Agencia EFE
  • 09/05/2014 15h51

Beirute, 9 mai (EFE).- As autoridades da Síria asseguraram ter encontrado várias valas comuns com um número não detalhado de corpos na parte antiga de Homs, de onde nesta sexta-feira saiu o último grupo de rebeldes que restava na região.

Segundo meios de comunicação oficiais sírios, o exército achou vários corpos carbonizados nessas fossas, localizadas nos bairros de Yuret al Shiah, Bab Hud, Al Qarabis e Al-Khalediya.

Por outro lado, a televisão estatal mostrou imagens de improvisadas fábricas de explosivos, onde, afirmou, “os terroristas” elaboravam foguetes e bombas.

Na parte antiga de Homs, os soldados desativaram vários artefatos e pelo menos dois militares morreram na explosão acidental de um deles, informou emissora.

O governador provincial, Talal al Barazi, declarou hoje que o centro da cidade era “seguro” e que “estava totalmente livre de homens armados”.

Os primeiros civis entraram esta tarde na área, depois que saiu dali o último rodízio de 300 insurgentes que permaneciam na área.

No total, saíram da parte velha de Homs 1.800 combatentes opositores desde a quarta-feira passada, graças a um acordo entre o regime e os rebeldes.

Em troca, os insurgentes puseram em liberdade pelo menos 71 prisioneiros e permitiram a entrada de ajuda – alimentos e remédios – a duas localidades sob seu controle na província de Aleppo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.