Regulador argentino denuncia duas empresas financeiras por fraude

  • Por Agencia EFE
  • 16/10/2014 18h36

Buenos Aires, 16 out (EFE).- A Comissão Nacional de Valores (CNV), reguladora dos mercados na Argentina, anunciou nesta quinta-feira que denunciará duas empresas financeiras por fraude contra a Superintendência de Seguros, organismo a cargo de regular o sistema de seguros no país.

O titular da CNV, Cristian Girard, disse em entrevista coletiva que as empresas Mariva Bursáti e Facimex manipularam bônus de um valor de 6 milhões de pesos (R$ 1,7 milhão).

A denúncia contra as duas empresas será apresentada perante a Procuradoria de Criminalidade Econômica e Lavagem de Ativos (Procelac) da Argentina, que depende do Ministério Público Fiscal.

Girard indicou que entre os afetados das supostas operações fraudulentas está a Superintendência de Seguros.

Segundo o titular da CNV, “o que Facimex e Mariva Bursátil teriam feito é manipular o preço de certas espécies e certos bônus” subindo “o preço desses bônus e, em um lapso de cinco minutos, essas operações foram vendidas à Superintendência de Seguros”.

“O prejuízo para a Superintendência, que equivale ao ganho que teve o agente de bolsa, ascende a 6 milhões de pesos e esse ganho foi conseguido entre 80 e 90 minutos”, disse Girard.

O superintendente de Seguros, Juan Bontempo, declarou por sua parte que o organismo que conduz “vai trabalhar em conjunto com a Procelac para esclarecer este fato”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.