Rei da Espanha chega a Veracruz para participar da Cúpula Ibero-Americana
Veracruz (México), 6 dez (EFE).- O rei Felipe VI da Espanha chegou a Veracruz, no México, para participar, na segunda-feira e terça-feira próximos, da 34ª Cúpula Ibero-Americana, a primeira da que participará como chefe de Estado após sua proclamação, em 19 de junho.
A bordo de um avião da Força Aérea Espanhola, Felipe de Bourbon chegou ao aeroporto de Veracruz às 20h45 (horário local, 0h45 de domingo em Brasília), após uma breve escala em Santo Domingo.
A subsecretária mexicana para a América Latina e o Caribe, Vanessa Rubio, e o embaixador da Espanha no México, Luis Fernández-Cid, foram recebê-lo no aeroporto.
Uma companhia militar rendeu honras a Felipe VI, que também foi cumprimentado por um grupo de dança e música que interpretou um tipo de composição típica de Veracruz.
O monarca participará das sessões da Cúpula Ibero-Americana mas também estará presente em outros atos prévios a essa reunião de chefes de Estado e de Governo.
Neste domingo ele vai inaugurar uma exposição sobre a emigração espanhola em Veracruz e irá ao encerramento de um encontro de empresários ibero-americanos.
Embora seja a primeira presença na cúpula como chefe de Estado, Felipe de Bourbon já esteve em atos vinculados a este fórum tanto em Salamanca (2005) como em Cádiz (2012) e Panamá (2013).
A vinculação de Felipe VI com o continente latino-americano é notável, já que desde 1996 foi à posse de 70 presidentes da região.
O México é o 11º destino internacional do novo rei da Espanha desde sua proclamação e o primeiro na América Latina. EFE
jgb/ma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.