Rei da Tailândia se recupera após tratar várias doenças
Bangcoc, 11 ago (EFE).- O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, se recupera em um hospital de Bangcoc após receber tratamento para várias doenças, como excesso de fluído no cérebro e dificuldades respiratórias, informou nesta terça-feira a imprensa local.
A Gazeta Real, boletim informativo da Coroa, relatou que o monarca, de 87 anos, mostrou sintomas de melhora nos últimos exames realizados em julho e agosto após detectar um excesso de líquido no cérebro no começo do ano.
Além disso, um teste de raios X revelou que a inflamação que o rei apresentava anteriormente no peito desapareceu e sua respiração está perto da normalidade.
As aparições públicas do veterano soberano se tornaram raras durante os últimos anos, nas quais se apresentou sempre em cadeira de rodas.
O último destes atos públicos aconteceu no último dia 5 de maio para participar das comemorações do 65º aniversário de sua coroação.
O rei, que esteve hospitalizado de 2009 até 2013, foi submetido em 3 de outubro do ano passado a uma operação para extirpar a vesícula.
Em 5 de dezembro de 2014 cancelou por motivos de saúde sua tradicional aparição pública por ocasião de seu aniversário.
O sucessor ao trono é seu único filho homem, o príncipe Vajiralongkorn, de 62 anos, que não herdou a popularidade da qual goza seu pai.
O nono soberano da dinastia Chakri estabeleceu o reinado mais longevo da história tailandesa e é adulado pela imprensa nacional e reverenciado por grande parte dos súditos como se fosse um ser quase divino.
Bhumibol foi coroado em 5 de maio de 1950, em plena Guerra Fria, e reinou durante períodos autoritários e democráticos interrompidos por golpes militares como os ocorridos em 2006 e 2014. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.