Rei Juan Carlos se despede das Forças Armadas em evento pelos soldados mortos
Madri, 8 jun (EFE).- O rei Juan Carlos I da Espanha presidiu neste domingo os eventos em celebração ao Dia das Forças Armadas, e se despediu como chefe supremo dos exércitos, cargo no qual será substituído por seu filho, o príncipe Felipe, quando ele assumir o trono.
Acompanhado da rainha Sofía e do príncipe das Astúrias, o monarca presidiu uma homenagem aos soldados mortos, seguido de um desfile que teve a participação de 500 militares e depois participou de uma recepção no Palácio Real, onde dentro de 10 dias assinará a lei orgânica de sua abdicação, depois que for aprovada pelo parlamento.
É a primeira vez em que o rei e o príncipe aparecem juntos em um evento oficial após o anúncio da abdicação, na última segunda-feira.
Durante os atos em homenagem às Forças Armadas, o rei se mostrou relaxado e sorridente enquanto cumprimentava os 180 convidados à recepção, da mesma forma que fizeram a rainha Sofía e o príncipe Felipe e sua esposa, Letízia.
Centenas de pessoas receberam com aplausos e gritos de “vivas” na chegada da família real à praça da Lealtad, em Madri.
Os ministros da Defesa, Pedro Morenés, e de Interior, Jorge Fernández Díaz, também participaram dos eventos, além da cúpula militar, liderada pelo chefe de Estado-Maior da Defesa, almirante general Fernando García Sánchez.
O príncipe das Astúrias será proclamado rei Felipe VI no próximo dia 19, quando substituirá seu pai chefe de Estado da Espanha e chefe supremo das Forças Armadas. EFE
nac/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.