Rei saudita visita mesquita de Meca após acidente com mais de 100 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 12/09/2015 18h59

Riad, 12 set (EFE).- O rei saudita, Salman bin Abdelaziz, visitou neste sábado a Grande Mesquita de Meca para comprovar no terreno as consequências do acidente ocorrido na sexta-feira, quando a queda de um guindaste deixou mais de cem mortos.

Durante sua visita, o monarca falou com responsáveis locais sobre as causas do acidente e os possíveis danos provocados no templo, o mais sagrado do islã, segundo um comunicado da agência oficial saudita “SPA”.

Salman disse que uma vez concluídas as investigações, serão revelados os resultados e expressou suas condolências às famílias dos falecidos.

Além disso, se dirigiu ao hospital de Meca para ver alguns dos feridos no acidente, entre eles estrangeiros procedentes da Turquia, Afeganistão e Egito.

Segundo os últimos números da Defesa Civil saudita, pelo menos 107 pessoas morreram e 238 ficaram feridas pela queda do guindaste, devido ao forte temporal e vento que castiga a zona.

O guindaste que causou o massacre ao cair sobre o teto e atingir o solo do interior da mesquita era usado nas obras que srão realizadas para restaurar e ampliar o recinto há quatro anos.

Com a ampliação, o recinto passará de ocupar uma superfície de 350 mil metros quadrados a 750 mil, de modo que possa aumentar sua capacidade para receber cerca de três milhões de fiéis.

A “Mesquita Sagrada” ou “Masyed al Haram” em árabe é o primeiro lugar santo do islã e é considerado o maior do mundo.

O acidente aconteceu quando Meca prepara-se para receber a peregrinação ou “hajj”, que é um dos cinco pilares do islã, junto à “shahada” (profissão de fé), à esmola, à oração, e ao jejum no mês do Ramadã.

A Arábia Saudita continuou hoje com os preparativos para realizar a peregrinação muçulmana e adotou novas medidas para que não se repita um acidente como o de ontem, que incluem o desdobramento de mais de 10 mil agentes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.