Reino Unido destaca risco de saída da Grécia do euro para Europa

  • Por Agencia EFE
  • 29/06/2015 15h43
  • BlueSky

Londres, 29 jun (EFE).- O ministro de Finanças do Reino Unido, George Osborne, destacou nesta segunda-feira o risco de uma saída da Grécia da zona do euro ao dizer que “ninguém deveria subestimar o impacto” que isso teria para a economia europeia e para a britânica.

Em um comparecimento na Câmara dos Comuns, Osborne reiterou que seu governo e o Banco da Inglaterra continuam a elaborar planos de contingência para o caso de a Grécia abandonar a zona do euro.

“Ninguém deveria subestimar o impacto da saída da Grécia do euro na economia europeia e o consequente efeito na nossa”, declarou o chanceler do Exchequer.

Osborne agradeceu o compromisso com a moeda europeia das autoridades da zona do euro, ao assinalar que “deixaram claro que estão preparadas para fazer o que for necessário para assegurar a estabilidade financeira da zona do euro”.

Da mesma forma que o primeiro-ministro, David Cameron, tinha feito horas antes, o ministro avaliou que o referendo convocado pela Grécia para votar a aceitação ou não do plano de resgate proposto pelas instituições credoras (Banco Mundial, FMI e Banco Central Europeu) é intrinsecamente uma consulta sobre a saída ou a permanência no euro.

“Se votarem não, acho difícil ver como isso é coerente com ficar no euro”, disse Cameron.

Em seu discurso nos Comuns, George Osborne garantiu, diante dos controles de capital impostos pelo governo grego, que os britânicos que vivem na Grécia continuarão a receber suas pensões e disse que facilitará a transferência de suas contas para bancos não gregos se preferirem.

O governo grego, que tem que pagar amanhã uma parcela de 1,6 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI), interrompeu as negociações com os credores na sexta-feira à noite e convocou para 5 de julho um referendo sobre as propostas da troika. Hoje introduziu controles de capital que causaram longas filas para saques. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.