Reino Unido diz estar preparado caso Grécia deixe zona do euro
Londres, 17 jun (EFE).- O Reino Unido elabora há muito tempo planos de contingência para uma possível saída da Grécia da zona do euro e “está tão preparado como se pode estar” para essa eventualidade, afirmou nesta quarta-feira uma porta-voz do governo.
Em um encontro com a imprensa, a porta-voz confirmou que, embora o Executivo de David Cameron deseje que seja encontrada uma solução à atual crise e que a Grécia renegocie com sucesso o pagamento de sua dívida, “está tomando todas as medidas possíveis” para o caso de isto não se concretizar.
O primeiro-ministro presidiu em fevereiro uma reunião de alto nível em Londres para analisar os riscos de uma saída da Grécia e “os preparativos” iniciados então estão mantidos.
O governo britânico, que trabalha no assunto com o Banco da Inglaterra e outras autoridades reguladoras, não deu detalhes das medidas que cogita para minimizar o impacto da possível saída da Grécia da zona do euro ou inclusive da União Europeia (UE).
“A possível falência ou saída da Grécia apresenta alguns riscos econômicos graves; por isso, além dos planos de contingência, é importante nos assegurarmos que temos uma economia que cresce e que nossas finanças públicas estão em ordem”, ressaltou a porta-voz.
“Claramente o que queremos ver é uma saída para a crise, portanto, paralelamente aos planos que estamos fazendo, queremos que a Grécia e a zona do euro encontrem uma solução”.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.