Reino Unido é o “torcedor número um” do acordo UE-Mercosul, diz embaixador

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2014 16h14
  • BlueSky

São Paulo, 21 mai (EFE).- O Reino Unido é o “torcedor número um” do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia, ao mesmo tempo em que mantém uma “grande aposta” em sua nova política para a América Latina, afirmou nesta quarta-feira em São Paulo o embaixador britânico no Brasil, Alex Ellis.

“A Grã-Bretanha é o torcedor número um para um acordo, temos esperanças que esta etapa de troca de ofertas na negociação possa ser superada para um acordo de livre-comércio, que nós sempre defendemos”, disse Ellis.

O embaixador participou de uma videoconferência de imprensa organizada nos consulados de São Paulo e Rio de Janeiro para anunciar uma série de eventos da campanha “Great”, que o governo britânico organizará no Brasil durante a Copa do Mundo.

Segundo Ellis, a região do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) “ficará um pouco isolada” caso não se alcance um acordo com a UE, com a qual se conformaria a maior zona de livre-comércio do mundo.

Nesse sentido, o embaixador destacou “a energia” que o governo do Brasil imprime à assinatura de um acordo entre a UE e o bloco sul-americano.

Ellis declarou que a “grande aposta” da estratégia diplomática e econômica de Londres é a América Latina e citou a ampliação da rede consular, que se estende agora à cidade de Recife e no Paraguai.

Por outro lado, Ellis explicou, que apesar da disputa de soberania pelas Ilhas Malvinas do Atlântico Sul com o governo argentino, “não existe nada contra o povo” desse país.

Nesse sentido defendeu o referendo do ano passado no qual os moradores do arquipélago do Atlântico Sul reivindicaram ser súditos da coroa britânica.

Grã-Bretanha e Argentina protagonizaram uma guerra nas Malvinas em 1982 pela soberania do território.

“Estamos apostando na América Latina que foi uma região à qual se deu as costas durante boa parte do século XX”, explicou o embaixador.

O Reino Unido anunciou hoje uma série de eventos que serão realizados em junho e julho em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus, em paralelo à Copa.

A seleção inglesa se instalará no Rio de Janeiro e enfrentará a Itália no dia 14 de junho em Manaus, o Uruguai no dia 19 em São Paulo, e a Costa Rica no dia 24 em Belo Horizonte.

Em Manaus, será organizada uma conferência sobre “Bioeconomia” em 2 de junho e outra sobre energia no dia 6, enquanto em Belo Horizonte e São Paulo haverá seminários sobre “cidades inteligentes conectadas”.

No Rio de Janeiro, o governo britânico participará da feira sobre a Copa que será montada no Jockey Club.

A maior quantidade de eventos se concentrará na sede do consulado em São Paulo, onde haverá uma exposição de uma coleção privada dos Beatles, visitas de novas bandas indie e de folk rock britânico que tocarão em seis pubs paulistanos, além de aulas de um mestre cervejeiro, entre outras atividades.

Por fim, o embaixador se negou a dar detalhes sobre a visita que o príncipe Harry deve fazer ao Brasil durante a Copa. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.