Reino Unido reabrirá sua embaixada no Irã

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2014 09h52

Londres, 17 jun (EFE).- O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, anunciou nesta terça-feira que o Reino Unido voltará a abrir sua embaixada no Irã porque “as circunstâncias são adequadas”.

Em declaração por escrito enviada ao parlamento, o ministro explicou essa completa normalização das relações diplomáticas com Teerã depois de a embaixada ter sido fechada em 2011, após ter sofrido um ataque por parte de um grupo de estudantes islâmicos.

A decisão coincide com o aumento da tensão no Iraque pelo avanço dos radicais islâmicos e com a disposição do governo iraniano a prestar socorro às autoridades do país vizinho.

O governo britânico informou ontem que Hague tinha discutido a crise no Iraque com o ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammed Javad Zarid, em uma conversa telefônica, sem dar mais detalhes.

Ao explicar hoje as razões da reabertura da embaixada, Hague disse que o governo sempre considerou essa normalização assim que as circunstâncias fossem apropriadas.

“Nossas duas principais preocupações na hora de considerar a abertura de nossa embaixada em Teerã eram a garantia de que nosso pessoal tivesse segurança e a certeza de que pudessem cumprir suas funções sem obstáculos”, acrescentou.

O chefe da diplomacia britânica destacou que o Irã é um país importante que está em uma “região volátil” e ressaltou que manter embaixadas pelo mundo, inclusive em circunstâncias difíceis, é um “pilar” da política externa do Reino Unido.

“É por isso que agora decidi que as circunstâncias são corretas para voltar a abrir nossa embaixada em Teerã”, disse.

No ano passado, Londres havia começado o processo para melhorar as relações com o Irã ao nomear um encarregado de negócios.

Em novembro de 2011, um grupo de estudantes islâmicos atacou a embaixada britânica em Teerã, mas a chegada de Hassan Rohani ao poder, no ano passado, ajudou a melhorar as relações do Irã com Ocidente.

As relações anglo-iranianas eram difíceis no passado. Em 1979, a embaixada do Reino Unido em Teerã foi fechada por causa da revolução islâmica. O caso do escritor anglo-indiano Salman Rushdie com seu livro “Os versos satânicos” e a detenção de membros da Marinha britânica no Irã em 2007, acusados de entrar ilegalmente em águas iranianas, também foram outros motivos de tensão entre os dois países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.