Reintegração de posse de terreno causa confrontos no Rio de Janeiro

  • Por Agencia EFE
  • 11/04/2014 10h44

Rio de Janeiro, 11 abr (EFE).- A reintegração de posse de um terreno de uma empresa de telecomunicações na zona norte do Rio de Janeiro, invadida por cerca de 5.000 pessoas que reivindicam moradia digna, causou na manhã dessa sexta-feira confrontos entre os ocupantes e Polícia.

Os ocupantes botaram fogo em um veículo da Polícia, um caminhão e três ônibus que passavam pelo local, além de em um dos prédios que ficam dentro do terreno, apelidado de “Favela da Telerj” porque ele pertence a uma empresa de telefonia, cujo antigo nome era Telerj (depois Telemar e finalmente Oi).

Uma unidade móvel do canal de televisão SBT foi apedrejada e teve que deixar o local, segundo informou a própria emissora.

A operação de reintegração de posse por parte da Polícia Militar começou às 5h e os incidentes começaram quando um dos líderes da comunidade foi detido ao tentar se opor à ação das forças de segurança.

Da operação,ordenada pela juíza do 6º Vara Civil do Fórum Regional do Méier, participaram 1.600 soldados.

Cerca de mil ocupantes que resistiram a deixar o lugar provocaram os incêndios e jogaram bombas molotov contra os policiais, que reagiram com gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

As famílias ocupam os prédios abandonados da antiga Telerj desde o dia 31 de março e, segundo seus líderes, estão lá por não ter condições de pagar um aluguel.

Unidades do Corpo de Bombeiros chegaram ao local para combater os incêndios.

A antiga Telerj funcionou no espaço de 5.000 metros quadrados entre 1975 e 1998, quando foi privatizada e passou a se chamar Telemar, posteriormente comprada pela Oi, atual proprietária do local. EFE

wgm/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.