Reintegração de posse em Osasco deve terminar ainda nesta quarta, segundo a PM

  • Por Jovem Pan
  • 10/06/2015 16h10
  • BlueSky
Crédito da Foto: Ednilson Valia/Jovem Pan On Line Nelson Mandela - Fotos Jovem Pan

O trabalho de reintegração de posse da comunidade Nelson Mandela deve ser concluído ainda nesta quarta-feira (10). A previsão inicial era de que a Polícia Militar fosse permanecer na área até quinta-feira, pelo menos.

A falta de resistência e o trabalho rápido de desmontagem das moradias são fatores que diminuíram o tempo esperado. Em entrevista ao repórter Tiago Muniz, o capitão Márcio Agamenon Goés de Souza disse que espera agora que o dono do terreno tome medidas para evitar novas invasões.

“Nós, sabedores desta possibilidade, já cientificamos o proprietário, que é o autor do processo judicial onde corre essa reintegração de posse, que ele deve tomar precauções para que a área não fique totalmente aberta. Ele tem que ocupar o terreno de alguma forma, de tal maneira que esse problema não volte a acontecer”, explicou.

No começo do dia, a PM estimou em 1.500 pessoas que aguardavam para deixar o local; antes eram 13 mil. Muitas das moradias eram barracos de madeira, mas casas como as da assistente Helenita de Souza eram de alvenaria, que ela ainda construía. “Terminei, coloquei piso. Já tinha arrancado todo o material para colocar o azulejo. Estava toda acabada. Agora, nada”, lamentou.

No fim da manhã, poucas pessoas permaneceram em frente ao terreno de 200 mil metros quadrados, agora com as moradias totalmente destruídas. Uma delas era a empregada doméstica Sueli Félix de Souza, que ficou na casa da irmã na noite de sábado e acredita ser difícil conseguir alugar um local.

A Polícia Militar reduziu o efetivo presente à reintegração de 700 para 300 membros da corporação. Também nesta tarde não foram registrados conflitos ou pessoas feridas; um simulacro de arma de fogo foi encontrado numa moradia abandonada.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.