Reis da Espanha começam visita a N.York com apoio à educação e à ciência

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h23

Nova York, 22 set (EFE).- Os reis da Espanha, Felipe e Letizia, abrem nesta segunda-feira a agenda de sua primeira visita a Nova York desde o início do reinado com um almoço com cientistas espanhóis e atividades dedicadas ao fomento da educação.

O monarca espanhol e sua esposa chegaram no domingo a Nova York, onde hoje Felipe VI terá um encontro com jovens beneficiados pelo programa de bolsas de estudos Fulbright, convocado no Institute of International Education, uma das organizações mais antigas do mundo entre as dedicadas à docência internacional.

Quase 5.500 espanhóis obtiveram bolsas de estudos Fulbright, um programa criado em 1946 que beneficiou desde então mais de 360 mil bolsistas de 155 países e que foi agraciado com o Prêmio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional na presente edição de 2014.

Algumas horas depois que Felipe VI começar a presidir este ato, a rainha Letizia visitará um colégio na área hispana do Harlem, onde terá uma reunião de trabalho com o responsável da política educativa da cidade, Carmen Fariña, e presidirá a assinatura de convênios do governo espanhol com este e outros três colégios do Estado de Nova York.

Posteriormente, Felipe e Letizia unirão suas agendas de trabalho para participar de um almoço com uma dezena de destacados cientistas espanhóis que trabalham nos Estados Unidos, fundamentalmente na área de Nova York, com quem compartilharão impressões sobre assuntos relacionados com a promoção da educação e da ciência.

A agenda dos reis da Espanha se centrará na ONU a partir desta terça-feira, dia no qual Felipe VI pronunciará um discurso na Cúpula do Clima, ao que seguirá na quarta-feira seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, pouco depois do presidente Barack Obama. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.