Renzi anuncia que Napolitano renunciará “nas próximas horas”
Estrasburgo (França), 13 jan (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, disse nesta terça-feira que o presidente de seu país, Giorgio Napolitano, renunciará “nas próximas horas”.
Renzi fez a declaração durante um debate na Eurocâmara sobre os resultados da presidência rotativa da União Europeia (UE) que a Itália exerceu no segundo semestre de 2014.
“Eu gostaria aproveitar para prestar homenagem a Napolitano, um comprometido europeísta que deixará seu posto nas próximas horas após enfrentar os problemas da Itália com sabedoria e inteligência”, disse Renzi.
Napolitano, de 89 anos, anunciou em 31 de dezembro que renunciaria ao cargo “em breve” devido às limitações e dificuldades causadas por sua idade, embora não tenha fixado uma data.
A votação no parlamento de Roma para escolher um novo presidente deverá ser realizada no fim deste mês.
Napolitano de sobrenome e de nascimento (1925), o político foi designado para ocupar o posto de presidente da República em 2006 para um mandato de sete anos, que concluiu em 2013, mas rapidamente foi reeleito pois o parlamento, muito fragmentado, era incapaz de escolher um sucessor. EFE
lmi/dk
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.