Renzi estabelece como grande desafio mudar a Europa junto com a França
Paris, 15 mar (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, ressaltou neste sábado sua concordância na visão europeia com o presidente francês, François Hollande, e afirmou que ambos têm que mudar a Europa “juntos”, o que representa seu “principal desafio nos próximos meses, nos próximos anos”.
Renzi, que falou à imprensa com Hollande depois de uma reunião de pouco mais de duas horas em Paris, destacou que ambos têm “um objetivo político comum”, que é reforçar a presença da Europa para fazer frente ao sentimento de desconfiança nela que manifestam os cidadãos.
“Quanto mais forte seja a presença da Europa, maior será a possibilidade de recuperar-se economicamente, principalmente para as camadas mais desfavorecidas”, argumentou.
Hollande, por sua parte, considerou que na construção europeia “temos que centrar a próxima etapa no emprego, em particular no emprego dos jovens”.
Segundo sua opinião, “a Europa deve ajustar-se às esperanças do povo”, o que significa “uma Europa que dê segurança”, que garanta a livre circulação, “um espaço de liberdade e democracia”, mas também “que possa dar esperança” no terreno econômico.
A esse respeito, o líder francês constatou que nos quase dois anos que leva como presidente da França sempre encontrou na Itália – com os três primeiros-ministros com os quais tratou (Mario Monti, Enrico Letta e o próprio Renzi) – “um parceiro para seguir na linha desta Europa de crescimento”.
Tanto o presidente francês como o primeiro-ministro da Itália reafirmaram sua intenção de respeitar seus respectivos compromissos de déficit público ao serem perguntados sobre a questão e sobre se pretendem mudar o Pacto de Estabilidade que fixa as regras ao respeito. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.