Repórteres Sem Fronteiras parabenizam STF por liberar circulação de “IstoÉ”

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 11h15

Paris, 24 set (EFE).- A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) parabenizou nesta quarta-feira a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar a circulação da revista “IstoÉ” que citava o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), entre os suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.

“Parabenizamos a decisão do Supremo Tribunal Federal, que adotou uma postura firme contra a censura, e solicitamos às autoridades que evitem os processos de difamação que estão sendo usados como método de censura prévia em busca de interesses políticos”, disse em comunicado Camille Soulier, responsável pela seção Américas da organização.

A reportagem da “IstoÉ” citava o nome de Cid Gomes entre um dos mencionados pelo ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, preso sob acusação de lavagem de dinheiro.

Na véspera da publicação da matéria, dia 12 de setembro, o político entrou com uma ação contra a editora em que alegava danos morais e a revista foi proibida de circular, sujeita a pena de multa diária de R$ 5 milhões.

O ministro do STF Luís Roberto Barroso derrubou a decisão por considerá-la inconstitucional e liberou a circulação da revista no dia 17 de setembro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.