Represas da Grande SP fecham 2015 com mais que o dobro de água de 2014

  • Por Jovem Pan
  • 07/01/2016 17h12

Represa do Jaguari Nilton Cardin/Folhapress Represa do Jaguari

As represas que abastecem a Grande São Paulo fecham o ano de 2015 com mais que o dobro de água que havia em 2014. De acordo com a Sabesp, mais de 400 bilhões de litros entraram nos sistemas no ano passado, alta de 133%.

O total equivale a quase metade do volume útil do Cantareira; dezembro teve chuvas acima da média em quatro dos seis sistemas de represas.

O meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências, Thomaz Garcia, afirmou que as chuvas devem continuar fortes com o El Niño bastante intenso.

“Essa recuperação vai continuar. Temos um verão com El Niño muito forte, já choveu bem ais que o dobro de 2014. O que teremos para o restante do verão são chuvas acima da média”, disse.

Apesar da recuperação e também das obras promovidas pelo governo do Estado, investir em saneamento teria ajudado a diminuir o problema.

O professor da USP especializado em recursos hídricos, José Carlos Mierzwa, disse que a situação chama a atenção especialmente no rio Tietê. “Parte da escassez que a gente verificou nesses últimos anos foi decorrência da poluição dos rios, principalmente do Rio Tietê”, explicou.

O volume de água economizado no mês passado pela população da região metropolitana de São Paulo foi de 5,6 mil litros por segundo. Isso é o suficiente para abastecer os habitantes somados de Sorocaba, Osasco e Ribeirão Preto.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.