Representantes da Abiove criticam possível fusão entre Cosan e ALL

  • Por Agencia EFE
  • 09/02/2015 16h29

São Paulo, 9 fev (EFE).- Representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) criticaram nesta segunda-feira a possível fusão entre as empresas de logística Cosan e ALL, o que, segundo a entidade, colocaria nas mãos de uma única companhia o controle de 45% da capacidade de embarque do porto de Santos, um dos mais importantes para o setor.

“A fusão pode ter um impacto severo nas tarifas ferroviárias e refletir na renda recebida pelo produtor”, explicou o gerente de economia da Abiove, Daniel Furlan Amaral.

A Cosan passaria a controlar quatro concessões ferroviárias hoje sob a responsabilidade da ALL. Os 13 mil quilômetros de trilhos cortam os estados de Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, entre os maiores produtores de soja do país, e São Paulo.

Além disso, a nova empresa teria em suas mãos 45% da capacidade de exportação de granéis vegetais no porto de Santos por no mínimo 33 anos.

“A nova companhia, fruto da fusão, possuirá informações integradas sobre a movimentação de mercadorias, agendamento de navios, preços na origem e no destino, embarques dos usuários. Isso lhe permitirá direcionar as cargas de forma a maximizar o uso de seus próprios terminais portuários. Ou seja, não haverá isonomia no tratamento dos usuários, o que configura clara distorção das funções do bem público concessionado”, afirma a Abiove em nota.

Para Amaral, o novo grupo “não vai mais olhar o transporte ferroviário como a ALL faz hoje, maximizando a produção e a rentabilidade, mas sim vendo a ferrovia como parte de um negócio muito maior”.

A Abiove solicitou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que deve dar um parecer sobre a fusão na próxima quarta-feira, um conjunto de medidas para evitar o monopólio. Entre elas está, por exemplo, que a nova companhia seja impedida de participar de novas licitações e até mesmo a venda de terminais portuários da Cosan Logística para terceiros.

A proposta do Cade, de acordo com a Abiove, sugere até então uma fiscalização das ações das empresas por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), algo que a entidade crê que não será eficaz, dada a dinâmica e a rapidez das exportações por Santos.

“Não vai ser um monitoramento estatal que vai conseguir impedir que manipulações de carga sejam feitas no porto. Não haverá tempo para isso”, explica o presidente da Abiove, Carlos Lovatelli.

“O que nós queremos é que, se a fusão vier, que ela não crie uma empresa com um poder de mercado tão absurdo, que deixe todo mundo refém das decisões dela”, destacou Amaral. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.