Representantes da Igreja Católica da Colômbia se reúnem com as Farc em Cuba
Havana, 17 ago (EFE).- Os negociadores das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) se reuniram nesta segunda-feira em Havana com representantes da Conferência Episcopal da Colômbia, segundo confirmou a delegação da guerrilha que participa dos diálogos de paz com o governo de Juan Manuel Santos.
“Falamos hoje do processo de paz com a Conferência Episcopal em Havana”, escreveu o chefe negociador do grupo insurgente, “Ivan Márquez”, codinome de Luciano Marín Arango, em sua conta no Twitter.
O presidente da Conferência Episcopal colombiana, monsenhor Luis Augusto Castro, o secretário, padre Darío Echeverri, e monsenhor Nel Beltrán, participaram do encontro, segundo disse na rede social o chefe negociador das Farc na mesa de diálogos.
“Somos otimistas. Estamos avançando no cessar-fogo bilateral e em justiça. A igreja renovou seu compromisso com a paz da Colômbia”, acrescentou “Ivan Márquez” em outro tweet.
A delegação da Conferência Episcopal da Colômbia esteve reunida durante cerca de duas horas com os delegados do grupo rebelde nas negociações de paz que se desenvolvem em Havana desde novembro de 2012 com o propósito de pôr fim ao conflito armado no país sul-americano.
Este encontro com membros da Igreja Católica colombiana acontece a menos de um mês da a visita que o papa Francisco realizará a Cuba, prevista para entre os dias 19 e 22 de setembro, e durante a qual a equipe negociadora das Farc manifestou seu desejo de reunir-se com o pontífice. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.