Representantes dos EUA participam em Cuba de reunião sobre ebola

  • Por Agencia EFE
  • 29/10/2014 14h38

(Corrige título.)

Havana, 29 out (EFE). – Representantes dos Estados Unidos estão em Havana nesta quarta-feira para uma reunião técnica convocada pela Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) e na qual participam especialistas de 32 países, para coordenar estratégias de prevenção e luta contra o ebola na região.

Um deles é o diretor dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do governo dos Estados Unidos para a América Central, Nelson Arboleda, que ressaltou a importância da união dos países para o controle do vírus.

“Estamos apoiando os países e os ministérios da saúde do continente para assegurar que tenham as capacidades adequadas para poder responder a uma possível introdução do ebola. Estamos dispostos a cooperar com todos os que estão trabalhando na região para garantir que tenhamos uma resposta eficiente em nível mundial contra este vírus” na região, disse Arboleda em declarações a jornalistas antes de começar a reunião, ao ser perguntado pelas possibilidades de concretizar a parceria entre Cuba e Estados Unidos no combate a esta epidemia.

A reunião técnica realizada hoje em Havana foi estipulada durante a cúpula extraordinária que a Alba realizou em Cuba na semana passada e da qual participaram 254 representantes de 32 países.

Esse grande número de participantes se deve ao bloco bolivariano, que é integrado por dez países (Bolívia, Cuba, Suriname, Equador, Nicarágua, Santa Lúcia, Venezuela, São Vicente e Granadinas, Dominica e Antígua e Barbuda) e convidou para esta reunião representantes da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Autoridades da Organização Pan-americana da Saúde (OPS) também estão no encontro, inaugurado com a presença do vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, o ministro da Saúde cubano, Roberto Morales, e o ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca.

O objetivo, segundo os organizadores, é fomentar a cooperação no enfrentamento e prevenção do ebola com outros países do hemisfério e empreender programas conjuntos que contribuam para esse propósito.

O programa inclui uma visita ao Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, onde são treinados os profissionais que integram a brigada de funcionários médicos cubanos que participarão da luta contra o surto de ebola que castiga várias nações da África Ocidental. EFE

sam/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.