República Dominicana e Reino Unido confirmam casos de zika

  • Por Agência Estado
  • 23/01/2016 21h09
Paraná promove mobilização contra o mosquito da dengue nesta quarta-feira, 09/12. Curitiba, 08/12/2015 Foto: Venilton Kuchler / ANPr Venilton Kuchler/ANPr Dengue

Três turistas que retornaram ao Reino Unido depois de viajar para Colômbia, Suriname e Guiana foram diagnosticados com o zika vírus, segundo reportagem do The Guardian. Autoridades da saúde pública da Inglaterra informaram em comunicado que o vírus “não ocorre naturalmente no Reino Unido”.

Já na República Dominicana, autoridades disseram que dez casos do zika vírus foram confirmados no país. O ministro da Saúde, Altagracia Guzman, disse que amostras de sangue de 27 pacientes neste sábado foram enviadas para os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças e dez que deram positivo. O vírus é transmitido por um mosquito que se espalhou a partir Brasil por toda a América Central, pela América do Sul e pelo Caribe, ao longo do último ano.

As autoridades brasileiras responsabilizam o vírus por uma onda de bebês que nasceram com microcefalia. Embora os especialistas internacionais dizem que essa relação ainda não está comprovada, as autoridades estão tomando precauções.

O CDC emitiu um aviso neste mês para as mulheres grávidas sobre viagens em grande parte da América Latina e do Caribe. Funcionários dominicanos estão pedindo para as mulheres que tomem precauções e lançaram uma unidade de limpeza, para erradicar as áreas de reprodução do mosquito.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.