República Dominicana inicia processo para deportação de imigrantes ilegais
Santo Domingo, 14 ago (EFE).- Uma operação conjunta da Direção Geral de Imigração e da Polícia Nacional dominicanas deu início ao processo de deportação dos estrangeiros em situação irregular na República Dominicana.
Fontes oficiais afirmaram à Agência Efe que nesta manhã realizaram as primeiras detenções de pessoas que não estão devidamente documentadas, para enviá-las a um dos sete centros de amparo e depois de volta a seus países de origem. Desde o começo da ação, vários haitianos já foram levados aos abrigos da cidade de Bajos de Haina, próximo a Santo Domingo, de acordo com agentes da Imigração nestas instalações.
Em 17 de junho, terminou o prazo de adesão ao Plano Nacional de Regularização de Estrangeiros e, até o momento, as deportações dos imigrantes que não se inscreveram no processo, principalmente haitianos, tinham sido de caráter voluntário.
O Ministério do Interior e polícia ainda está fazendo a entrega dos documentos de quase 240 mil estrangeiros que passaram pelo trâmite de regularização. Caso um desses seja apanhado, ele será liberado mediante a apresentação do documento provisório. EFE
mmv/cdr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.