República Dominicana repatria 15 haitianos ilegais detidos na fronteira

  • Por Agencia EFE
  • 15/08/2015 20h18

Dajabón (República Dominicana), 15 ago (EFE).- As autoridades da República Dominicana repatriaram neste sábado 15 haitianos que estavam ilegalmente no país e que foram detidos ao passar pela fronteira da província de Dajabón.

Autoridades do Serviço de Imigração e do 10º Batalhão do Exército da República Dominicana na região da fronteira dominicana-haitiana informaram que os imigrantes foram detidos quando cruzavam as cercas dos postos de Cañango e Copey, entre as províncias de Dajabón e Montecristi. Os repatriados são 12 homens e três mulheres. Muitos deles tinham documentos de identidade dominicana falsificados.

Antes de serem devolvidos, os haitianos tiveram os documentos verificados na presença do cônsul do Haiti em Dajabón, Noel Lukmen, e de representantes de organismos de direitos humanos e da sociedade civil dos dois países. Em declarações à imprensa local, o cônsul disse que não houve irregularidades nem violações dos direitos fundamentais na ação.

Durante o processo, os imigrantes revelaram que retornaram voluntariamente ao Haiti por não ter conseguido aderir ao Plano de Regularização de Estrangeiros, que expirou em 17 de junho. Eles pretendiam conseguir as certidões de nascimento e cédulas para conseguir o visto e retornar de maneira legal ao território dominicano.

No entanto, membros de “redes mafiosas”, que operam no Haiti, ofereceram documentos idênticos aos que estão expedidos pelas autoridades dominicanas a estrangeiros e que pareciam ser legítimos.

“Paguei o equivalente a quase US$ 600 (R$ 2.089) a dois haitianos que vivem em Cap-Haitien. Fizeram todos os trâmites e me deram o visto dominicano, mas agora vejo que é falso”, disse, chorando, uma haitiana do grupo de imigrantes ilegais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.