Republicanos retomam cadeira no Senado dos democratas na Virgínia Ocidental
Washington, 4 nov (EFE).- A republicana Shelley Moore Capito ganhou nesta terça-feira a eleição para o Senado pelo estado da Virgínia Ocidental e conseguiu retomar a primeira cadeira que pertencia aos democratas nessa Casa, segundo as projeções dos principais meios de comunicação do país.
Shelley, de 60 anos, também fez história ao se tornar a primeira mulher a representar a Virgínia Ocidental no Senado federal em mais de 50 anos.
A republicana venceu a democrata Natalie Tennant, que tentava conservar a cadeira que pertencia a seu correligionário Jay Rockefeller, que se aposentará depois de representar seu estado por 30 anos.
A Virgínia Ocidental é um dos três estados, junto com Montana e Dakota do Sul, dos quais os analistas afirmavam com certeza que mudariam para o lado dos republicanos, pois seus legisladores democratas estão se aposentando e não têm substitutos fortes.
Com mais de sete legislaturas na Câmara dos Representantes, a candidata republicana foi apontada desde o princípio como favorita nas pesquisas, num estado no qual o presidente Barack Obama tem baixos índices de popularidade.
Nas últimas eleições presidenciais, em 2012, Obama teve apenas 36% dos votos nesse estado.
Já no pleito local de Ohio, o governador republicano John Kasich se reelegeu para um segundo mandato ao vencer, como se esperava, o democrata, Ed Fitzgerald, segundo as projeções dos principais meios de comunicação americanos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.