Republicanos tomam cadeira dos democratas no Senado na Dakota do Sul
Washington, 4 nov (EFE).- Com a vitória na Dakota do Sul, os republicanos conquistaram nesta terça-feira a terceira cadeira no Senado que pertencia aos democratas, do total de seis que o partido precisa para ter a maioria absoluta nessa Casa e controlar o Congresso dos Estados Unidos.
O republicano Mike Rounds venceu hoje o democrata Rick Weiland na Dakota do Sul, segundo as projeções das emissoras de televisão americanas que acompanham os resultados das eleições legislativas.
A vitória de Rounds se junta a de Shelley Moore Capito, que ganhou na Virgínia Ocidental, e a de Tom Cotton, que venceu no Arkansas.
A Dakota do Sul e a Virgínia Ocidental eram duas vitórias que as pesquisas davam como certas para os republicanos, assim como Montana, onde os legisladores democratas estão se aposentando, o que abriu espaço para a oposição.
O Arkansas é um dos dez estados que decidirão nesta noite qual partido controlará o Senado, junto com Colorado, Carolina do Norte, Geórgia, Louisiana, Alasca, Kansas, Iowa, Kentucky e New Hampshire.
A Dakota do Sul votou em um candidato republicano par a presidência nas últimas sete eleições; tem um senador republicano e um democrata; seu único representante na Câmara é republicano, os últimos três governadores foram republicanos e o Legislativo estadual é controlado pelos republicanos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.