Reservatórios de SP recebem em 11 dias toda a chuva prevista para setembro

  • Por Jovem Pan
  • 12/09/2015 12h39

Represa do Jaguari Nilton Cardin/Folhapress Represa do Jaguari

Reservatórios de São Paulo recebem em 11 dias toda a chuva prevista para setembro, o que ajuda a amenizar a escassez de água dos sistemas. No Cantareira, o ganho vem ocorrendo desde a última quarta-feira (09), quando o nível passou de 15% para 15,4% e agora está em 15,7%.

Apesar do aumento, o manancial ainda opera no volume morto e ficou 45 dias sem uma nova alta. Falando a Thiago Uberreich, o meteorologista do IAG da USP, Augusto José Pereira, apostou em chuva acima da média pelos próximos meses.

“Esse mês ainda vai continuar chovendo em virtude de ventos muito fortes da atmosfera. A expectativa para o mês de setembro é de chuvas muito acima do normal. Essa é uma boa notícia, o prognóstico climático para setembro, outubro e novembro são chuvas acima do normal”, explicou.

O meteorologista da USP ressaltou, no entanto, que as condições dos reservatórios ainda são críticas e a população deve economizar.

O professor de engenharia hidráulica da Poli-USP, José Carlos Mierzwa, explicou que já choveu mais neste ano do que em 2014 em São Paulo. “A probabilidade de chuva é maior neste período do ano, ou seja, de setembro a março. Este ano, diferente do ano passado, setembro se mostrou promissor. O interessante é que se mantenha esse índice de chuvas para recuperação melhor dos reservatórios do que ocorreu no ano passado”, disse.

Um balanço da Sabesp mostra que 80% dos consumidores economizaram água em agosto e 69% ganharam o bônus. Por outro lado, 12% foram sobretaxados, ou seja, receberam multa pelo aumento dos gastos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.