Responsável de Assuntos Humanitários da ONU apresenta sua renúncia

  • Por Agencia EFE
  • 26/11/2014 18h09

Nações Unidas, 26 nov (EFE).- A responsável das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, comunicou nesta quarta-feira ao secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, sua intenção de renunciar após mais de quatro anos no cargo.

“Sua extensa experiência, liderança e trabalho em equipe com pessoas a cargo da comunidade humanitária, ajudaram a encontrar soluções para pessoas que estão enfrentando em suas vidas as piores experiências”, disse Ban em comunicado.

A saída de Amos se materializará nos próximos meses e o secretário-geral expressou sua “máxima gratidão” à diplomata pelo “espetacular” serviço que prestou às Nações Unidas, à comunidade humanitária “e às pessoas mais necessitadas”.

Segundo Ban, Amos defendeu sempre as pessoas afetadas por desastres ou conflitos no mundo todo, porque para ela “o povo sempre foi o primeiro”.

Além disso, o máximo representante da ONU assegurou que “trabalhou de perto com trabalhadores humanitários que costumam arriscar suas vidas para ajudar às pessoas com necessidades”.

O legado de Amos inclui as preparações para a Cúpula Humanitária Mundial que será realizada na Turquia em 2016, que identificará as necessidades humanitárias e estabelecerá uma nova agenda para a ação humanitária global.

Desde que chegou ao cargo em 1 de setembro de 2010, substituindo John Holmes, Amos participou, entre outras, em missões para avaliar a situação humanitária em zonas de conflito na Síria e na Cisjordânia, e realizou viagens à América Latina para tratar a preparação destes países perante desastres naturais.

Recentemente, a diplomata se centrou em pedir ajuda perante a crítica situação que enfrenta a população do Iraque como consequência do avanço do Estado Islâmico (EI), e em lutar contra a epidemia do ebola no oeste da África. EFE

ab/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.