Restituição de imposto deve ser poupada, aconselham especialistas

  • Por Jovem Pan
  • 08/06/2015 10h29
Otávio Dias de Oliveira/Folhapress Homem e leão

A partir desta segunda-feira (08), os contribuintes podem consultar o primeiro lote de ressarcimentos do Imposto de Renda de 2015 e, em tempos de crise, a importância de poupar é ainda maior.

O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, Reinaldo Domingos, faz uma recomendação clara aos contribuintes. “É uma dinheiro que não deveria ser mexido, deveria ser guardado nesse momento para uma finalidade de reserva estratégica, de uma necessidade eminente”, aconselha. Ele também lembra que os pagamentos no último trimestre podem ser maiores por causa do aumento da correção pela taxa Selic.

O contador Antônio Carlos Bordin orienta, ao repórter Victor La Regina, que o dinheiro seja usado para quitar as dívidas com os juros mais altos. “Esse dinheiro deveria ser aplicado em dívidas, em cheques especiais, que geram juro muito elevado no banco”, diz. Bordin não acredita que as medidas de ajuste nas contas públicas possam afetar o valor das restituições.

O contador explica que o recurso atrelado à taxa básica de juros do Banco Central evita qualquer manobra da União para reduzir o valor das devoluções.

Ouça reportagem completa no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.