Resultado de 2º exame dá negativo para suspeita de ebola no Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 13/10/2014 16h54

Brasília, 13 out (EFE).- Deu negativo o resultado do segundo exame de ebola realizado no guineano Souleymane Bah, que está em observação desde a última sexta-feira no Rio de Janeiro, e com isso foi descartada a possibilidade de este caso ser o primeiro da doença no Brasil, anunciou nesta segunda-feira o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

“Consideramos o caso suspeito (de ebola) como um caso descartado”, afirmou o ministro em entrevista coletiva em Brasília na qual anunciou o resultado do exame.

Bah, natural de Guiné, foi na quinta-feira passada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel (PR), relatando que um dia antes tinha sofrido febre, tosse e dor de garganta, mas desde que ficou sob atendimento médico, não voltou a apresentar sintomas, segundo o Ministério.

O guineano de 47 anos, que chegou ao Brasil no dia 19 de setembro, foi considerado um caso “suspeito” do ebola por ter sentido os sintomas dentro do período de incubação da doença, que é de 21 dias, e por proceder de um dos países mais afetados pela doença.

O governo brasileiro aplicou os protocolos internacionais; isolou Bah e o enviou a um hospital especializado no Rio de Janeiro, onde permaneceu em observação desde sexta-feira.

O primeiro exame deu negativo no sábado, e o segundo, realizado 48 horas depois, segundo está estabelecido nos protocolos, corroborou hoje esse resultado.

Os exames foram realizados no Instituto Evandro Chagas, um laboratório de referência para doenças tropicais e febres hemorrágicas na cidade de Belém (PA).

Com o resultado negativo, também deixará de ser monitorado o estado de saúde de 64 pessoas que possivelmente entraram em contato com Bah desde que ele apresentou os sintomas, na última quarta. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.