Reunião de Kerry e Rodríguez foi “construtiva”, segundo Chancelaria cubana

  • Por Agencia EFE
  • 10/04/2015 14h12

Panamá, 10 abr (EFE).- A histórica reunião no Panamá entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e o chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez, se prolongou durante três horas e foi “construtiva” e “respeitosa”, segundo disse nesta sexta-feira à Agência Efe uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da ilha.

Kerry e Rodríguez falaram sobre o restabelecimento das relações e a abertura de embaixadas em Havana e Washington e acertaram “continuar conversando sobre esses temas”, segundo um funcionário da Chancelaria cubana que faz parte da delegação oficial da ilha que participa da Cúpula das Américas.

Kerry e Rodríguez tiveram ontem no Panamá, às vésperas da Cúpula das Américas, o encontro de mais alto nível diplomático entre EUA e Cuba em mais de meio século e aconteceu no marco do histórico anúncio para o restabelecimento das relações realizado em dezembro passado pelos presidentes dos EUA, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro.

Dessa reunião foram divulgadas fotografias onde se vê o secretário de Estado e o ministro cubano apertando a mão e em outra sentados dialogando em companhia de funcionários dos dois países.

Segundo informou ontem à noite o Departamento de Estado, Kerry e Rodríguez concordaram em que foram feitos “progressos” e expressaram que vão continuar trabalhando para resolver os “assuntos pendentes”.

Além deste encontro, hoje se conheceu que o presidente americano, Barack Obama, ligou para o presidente cubano, Raúl Castro, na quarta-feira passada antes de deixar de Washington com destino à Jamaica e à Cúpula das Américas no Panamá, confirmou a Casa Branca.

A ligação é a segunda conversa entre líderes de EUA e Cuba em mais de meio século e acontece pouco antes de um histórico encontro entre Obama e Castro na Cúpula das Américas, a primeira da qual participa o país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.