Reunião entre oposição e governo na Venezuela é adiada novamente

  • Por Agencia EFE
  • 07/05/2014 18h52

Caracas, 7 mai (EFE).- A quarta reunião do diálogo iniciado pelo governo da Venezuela e pela Mesa da Unidade Democrática (MUD) da oposição que busca superar a crise política vivida no país foi adiada pela segunda vez, informou nesta quarta-feira o vice-presidente venezuelano, Jorge Arreaza.

“Esperando resultados das equipes de trabalho, decidimos adiar a reunião da Mesa de Diálogo para a semana que vem”, publicou Arreaza no Twitter, que lidera a comissão de alto nível designada pelo governo para o diálogo.

“Esta semana as equipes que instalamos continuarão trabalhando por temas a partir do diálogo entre o governo e a oposição”, acrescentou.

O governo e o MUD, plataforma que agrupa quase todos os partidos de oposição, iniciaram o diálogo, com a supervisão do Vaticano, através do núncio em Caracas, Aldo Giordano, e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em 10 de abril para buscar soluções à crise política pelos protestos que começaram em 12 de fevereiro.

Esta é a segunda vez que uma reunião entre oposição e governo é adiada, apesar de terem concordado em se encontrar semanalmente.

Na última reunião, que aconteceu em 25 de abril, foram fechadas três mesas para abordar a formação da Comissão da Verdade, que investigará os atos violentos ocorridos durante os protestos; a proposta de uma lei de Anistia, levantada pela MUD e que o governo rejeita; e a descentralização de competências em governos e prefeituras.

A Venezuela vive desde 12 de fevereiro uma série de protestos contra o governo liderados pela oposição e por estudantes, que em alguns momentos se tornaram violentas, e que deixaram até agora um saldo de 41 mortos, cerca de 800 feridos e mais de uma centena de detidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.