Revista é multada em 20 mil euros por ter revelado que número 2 da FN é gay

  • Por Agencia EFE
  • 24/12/2014 14h30

Paris, 24 dez (EFE).- O Tribunal de Grande Instância de Paris condenou nesta quarta-feira a revista “Closer” a uma multa de 20 mil euros por publicar fotos que mostravam o número dois do partido ultradireitista Frente Nacional (FN), Florian Philippot, em companhia de um homem apresentado como seu namorado.

Os juízes consideraram que a revista cometeu um “atentado contra a vida privada” do político, e determinou ainda a revista ao pagamento de 3.500 euros de custas judiciais.

A revista também foi condenada a publicar a sentença na capa de sua próxima edição.

O valor decidido pela justiça foi menos da metade dos 50 mil pedidos por Philippot.

Philippot apareceu na edição da primeira semana de dezembro da revista acompanhado em Viena de um homem, que estava com o rosto pixelado, que a publicação disse ser um jornalista de televisão.

A publicação da reportagem abriu um debate no seio do partido ultradireitista, oficialmente contrário ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, que promete revogar a legalização se chegar ao poder.

Em janeiro a “Closer” publicou fotos que revelaram um romance, não desmentido, do presidente, François Hollande, com a atriz Julie Gayet, provocando a separação dele de Valerie Trierweiler.

A “Closer” foi alvo de críticas da classe política por publicar esse tipo de reportagem. A revista também foi condenada a pagar grandes multas a Trierweiler e a Gayet. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.