Rio faz montanha com lixo recolhido nas praias para conscientizar população

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2014 17h26

Rio de Janeiro, 21 jan (EFE).- A praia de Copacabana amanheceu nesta terça-feira com uma montanha de 40 toneladas de lixo, formada por todos os materiais jogados nas areias cariocas na segunda-feira, feriado no Rio de Janeiro, e que o Prefeitura reuniu em um único ponto para conscientizar a população e os turistas.

As 40 toneladas deixadas pelos banhistas nas praias da cidade foram recolhidas e formaram uma autêntica montanha de lixo da qual emanava um intenso cheiro consequência do forte calor do verão.

A permanência do lixo, que durou várias horas, provocou um forte impacto sobre os habitantes e turistas que paravam, observam e debatiam sobre a quantidade de lixo que se acumula em um só dia.

“Tomar um banho de mar na praia é genial, mas não, vai se sujar”, comentou a Agência Efe Wallace, carioca que se mostrou surpreendido pela quantidade de lixo acumulada nas areias.

Ele considera as praias do Rio de Janeiro “um dos lugares mais lindos do mundo”, e lamentou que por causa do lixo não seja recomendável tomar banho de mar.

Para Wallace, “só 20 %” da sociedade carioca é consciente” da importância de não deixar lixo nas praias e fez uma autocrítica, porque ele mesmo “conhecia pouco o problema porque ninguém nunca me ensinou”.

Satisfeito com a campanha, afirmou que “seria melhor não ter ninguém recolhendo o lixo e assim todos os estrangeiros veriam que o Brasil é só aparência”.

Já Marta, turista argentina, lamentou que “infelizmente a sociedade seja alheia à necessidade de cuidar do meio ambiente e não deixe de jogar lixo nas praias.

“Tomamos cerveja e a deixamos na praia”, afirmou.

Para ela “as pessoas que vivem no Rio e os turistas não têm esse senso de cuidado das praias”.

Nesse sentido, o gerente de um dos muitos bares da orla, Antonio Costa, considerou que a conscientização está crescendo e observou que “Copacabana está mais limpa nos últimos seis meses”.

Ele fazia alusão à campanha Lixo Zero, iniciada há cerca de seis meses pela prefeitura, que multa as pessoas que jogam lixo no chão.

E disse que é importante considerar que “no Rio de Janeiro há muitos turistas”, e cabe lembrar que “parte da responsabilidade vem dos visitantes”

Costa avaliou muito positivamente a campanha organizada pela prefeitura de expor o lixo acumulada durante o dia de ontem.

“É uma mensagem muito importante para conscientizar que se cada um fizer sua parte o problema acaba”, concluiu. EFE

gdl/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.