Rio Guaíba começa a baixar após cheia histórica no sul do País

  • Por Agência Brasil
  • 18/10/2015 11h42
PORTO ALEGRE, RS. 17.10.2015: CHUVA-RS - Com vários pontos de alagamento, quem circula pela orla do lago do Guaiba enfrenta transtornos nas primeiras horas da manhã na capital gaúcha. (foto: Itamar Aguiar/Ag.Freelancer/Folhapress) Itamar Aguiar/Ag.Freelancer/Folhapress Orla do lago do Guaíba com diversos pontos de alagamento neste sábado (18)

Após atingir a maior cheia desde 1941, o nível do Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, começou a baixar neste domingo (18). O nível do rio, que estava em 2,93 metros no sábado, baixou para 2,85 metros, de acordo com medição feita nesta manhã. Há mais de dez dias, o estado sofre com chuvas fortes e quedas de granizo, que já provocaram a morte de três pessoas e atingiram cem cidades.

As informações foram repassadas pela Defesa Civil no estado, que ainda aguarda informações sobre a situação de atingidos pelas chuvas nos municípios e de cheias em outros rios para publicar novo boletim.

Em Santa Catarina, houve derramamento de um pequeno volume de água na barragem Oeste de Taió, mas, de acordo com o governo do estado, a situação está sob controle. Desde o início da semana, um canal da barragem foi aberto como medida de segurança e também para testar a obra, que ainda está incompleta.

Há poucos pontos de alagamento no Alto Vale do Itajaí, porém o monitoramento do nível dos rios continua. De acordo com a assessoria de imprensa do governo na região, o nível do Rio Taió também está baixando neste momento.

Subiu para 8.524 o número de pessoas atingidas pelos eventos climáticos no estado, em 58 municípios. O número de desalojados e desabrigados no estado também aumento, para 723 e 665, respectivamente. Neste fim de semana, as cidades de Lebon Régis e Papanduva decretaram situação de emergência.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.