Rio Paraguai sobe mais e chega aos 7,19 metros em Assunção

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2014 14h35

Assunção, 1 jul (EFE).- O rio Para guai subiu nesta terça-feira mais quatro centímetros e o nível chegou aos 7,19 metros no porto de Assunção, e continua a empurrar as águas para o interior da cidade, depois de já ter alagado completamente os bairros ribeirinhos.

Depois das chuvas torrenciais da semana passada, hoje o dia amanheceu sem chuva. A previsão é que as temperaturas subam e só haja chuvas leves dispersas na segunda metade da semana.

Segundo o relatório desta terça-feira da direção de Meteorologia e Hidrologia, o nível do rio alcançou os 7,19 metros na capital, o que fez com que 75.800 pessoas deixassem suas casas por causa do transbordamento do rio, segundo o Município de Assunção.

Até o momento 231.360 foram vítimas das enchentes ocasionadas pelas chuvas nos últimos meses, segundo a Secretaria de Emergência Nacional (SEN).

Dos 68 bairros de Assunção, a cidade mais atingida pelas inundações, 17 sofreram com a alta das águas, segundo o Ministério da Saúde.

A maioria deles está nas áreas mais baixas da cidade, na margem do rio Paraguai onde vive a população mais pobre. Eles foram levados para os terrenos de dois quartéis e de uma prisão militar ou para os 91 novos assentamentos que eles mesmos construíram com lonas, chapas e madeiras em ruas e praças.

A direção de Meteorologia e Hidrologia prevê que o leito do rio Paraguai descerá nos próximos meses, mas que voltará a subir no final do ano, durante a época de chuvas, que devem ser mais intensas do que o normal por causa da provável influência do fenômeno El Niño.

El Niño é um aumento periódico da temperatura média na superfície do oceano na zona central e oriental do Pacífico tropical, que afeta o clima mundial. EFE

sct-cma/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.