Rob Ford anuncia que voltará à prefeitura de Toronto em 30 de junho

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2014 16h11
  • BlueSky

Toronto, 17 jun (EFE).- O prefeito de Toronto, o polêmico Rob Ford, anunciou que reassumirá o posto o no próximo dia 30 após passar um mês em uma clínica de reabilitação por alcoolismo, segundo uma carta divulgada nesta terça-feira.

“Voltarei a Prefeitura na segunda-feira, 30 de junho, no final da tarde, para retomar meus deveres como prefeito de Toronto”, diz a carta, datada de 2 de junho e endereçada à prefeitura.

A carta, assinada por Rob Ford, “Prefeito de Toronto”, também solicita que sejam trocadas as fechaduras do escritório do prefeito para que tenha acesso às instalações.

Ford deixou seu posto em 1º de maio depois de um jornal revelar imagens de um vídeo em que o político e empresário canadense aparece fumando crack.

Ford iria se internar em uma clínica de reabilitação nos Estados Unidos, mas não teve o visto de entrada aprovado, e por isso deu entrada em uma clínica no Canadá, a cerca de cem quilômetros ao norte de Toronto.

Em maio de 2013, outro vídeo também mostrava o prefeito de Toronto fumando crack, o que ele negou durante seis meses, tanto o consumo de drogas quanto a existência do vídeo. Finalmente a polícia de Toronto admitiu que estava em posse do vídeo após uma batida entre grupos que controlam o tráfico de drogas na cidade canadense.

Em novembro de 2013, Ford admitiu finalmente que tinha consumido crack enquanto estava embriagado, mas jurou que tinha deixado de consumir álcool e drogas.

Mas poucas semanas depois foi flagrado embriagado em outro vídeo.

Apesar dos escândalos protagonizados por ele, Ford está decidido a se candidatar à reeleição nas eleições de outubro.

O retorno da Ford à Prefeitura em 30 de junho permitirá evitar o festival mundial do Dia do Orgulho Gay, celebrado em Toronto entre o dia 20 e 29 de junho.

Ford, um rico político conservador que chegou à Prefeitura de Toronto em 2010 com uma mensagem populista contra impostos, expressou em várias ocasiões seu desdém pela comunidade homossexual e evitou todos os anos participar dos atos do Dia do Orgulho Gay celebrados em Toronto. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.