Robert Mugabe chega à Bolívia para participar da Cúpula do G77
La Paz, 13 jun (EFE).- O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, chegou nesta sexta-feira à cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra para participar neste fim de semana da Cúpula dos 77 países em desenvolvimento e China (G77).
Mugabe, que chegou ao aeroporto internacional de Viru Viru ao meio-dia, foi recebido pelo presidente da Câmara dos Deputados, o governista Marcelo Elío, e recebeu honras militares.
O presidente do Zimbábue fez votos para que o G77 una esforços “econômico, social e político” para ser “um grupo real, ativo e operacional que lutará pelo mundo”.
Mugabe mencionou que visitou à Venezuela há anos, quando esse país ainda era governado pelo falecido líder Hugo Chávez, e destacou que é a primeira vez que visita a Bolívia.
Mugabe lidera a delegação do Zimbábue que participará da Cúpula do G77, convocada pela Bolívia, que ostenta a presidência temporária do bloco neste ano, para celebrar o 50º aniversário da criação do grupo e fazer uma nova agenda mundial de desenvolvimento pós 2015.
Robert Mugabe, o líder mais idoso da África e um dos mais polêmicos do continente, ocupou o poder de forma ininterrupta desde a independência do país do Reino Unido, conquistado em 1980.
O governante, que em julho de 2013 iniciou seu sétimo mandato, foi frequentemente apontado como o instigador de reiteradas violações aos direitos humanos e suas medidas levaram a União Europeia a proibir que pisasse em território comunitário em 2002. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.