Rodízio ampliado pode elevar o número de carros velhos nas ruas, dizem especialistas

  • Por Jovem Pan
  • 22/07/2014 10h23

Especialistas disseram que a possível ampliação do rodízio de veículos vai elevar o número de carros velhos nas ruas. Durante a Copa, a prefeitura proibiu a circulação entre 7h e 20h, ao invés do horário habitual, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

O consultor de engenharia urbana desse que a implantação de modelo semelhante ao usado no mundial vai inflacionar os carros velhos nas ruas. Em entrevista ao repórter Daniel Lian, Luis Célio Botura prevê que o benefício da implantação vai durar muito pouco.    

*Ouça os detalhes no áudio

Para  especialista em engenharia de transporte de pessoas enquanto não houver melhoria na mobilidade urbana a questão não será resolvida. Horácio Figueira disse que aqueles que utilizam carro no dia-a-dia não irão migrar ao transporte público até que haja melhora no meio coletivo.    

Figueira afirmou que o rodízio pode acabar, cabendo à prefeitura garantir que o carro não vai atrapalhar nem o ônibus, nem o pedestre. Assim, quem não quiser a caminhada saudável ou o uso do transporte público, que pague o preço do congestionamento, enfatiza o consultor.