Rohani busca libertação dos ex-candidatos Moussavi e Karrubi

  • Por Agencia EFE
  • 30/04/2014 10h37

Teerã, 30 abr (EFE).- O governo do presidente iraniano, Hassan Rohani, está trabalhando para conseguir a libertação dos candidatos presidenciais de 2009 Mir Hossein Moussavi e Mehdi Karrubi, assegurou nesta quarta-feira uma fonte oficial.

“Em relação a suspender prisões domiciliares, a visão do governo não é nenhum segredo para o povo e os veículos de imprensa” pois foi uma das promessas eleitorais de Rohani, vencedor das eleições de junho de 2013, declarou hoje o porta-voz governamental, Mohamad Baqer Nowbajt, à agência “Ilna”.

O representante acrescentou que “tramitar isso está fora do escopo do governo, mas está sendo feito”.

O Executivo, segundo Nowbajt, “está supervisionando todas as notícias nesse campo, a fim de restaurar os direitos civis e apoiar todos os cidadãos seja qual seja sua posição”.

As declarações acontecem um dia depois que o site reformista “Kalemé” informou que Moussavi foi transferido nesta semana a um hospital por problemas cardíacos e passou por uma angioplastia.

Tanto ele como sua esposa, Zahra Rahnavard, e Karrubi foram detidos em fevereiro de 2011 por liderar o conhecido como Movimento Verde, que protestou contra a polêmica reeleição de Mahmoud Ahmadinejad em 2009.

Os três permanecem sob prisão domiciliar, enquanto dezenas de seguidores do movimento saíram do país e outros estão presos no Irã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.