Rohani diz a Putin que Genebra 2 fracassará se Irã não estiver presente

  • Por Agencia EFE
  • 09/01/2014 14h25

Teerã, 9 jan (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, advertiu em uma conversa telefônica com seu equivalente russo, Vladimir Putin, que a conferência Genebra 2 sobre a Síria “fracassará” se seu país não for incluído na lista de participantes.

Segundo um comunicado publicado no site oficial da presidência, Rohani disse a Putin que a conferência internacional “fracassará antes de ocorrer” se não for incluído “elementos influentes” na região, em referência à República Islâmica do Irã.

O presidente iraniano acrescentou que seu país está disposto a colaborar com a Rússia na luta contra o terrorismo, enquanto Putin ressaltou que o Irã deve participar “como jogador principal” na conferência.

Os dois presidentes também falaram sobre o pacto de Genebra, estipulado em novembro entre Irã e o Grupo 5+1, pelo qual Teerã se comprometeu a reduzir temporariamente seu programa nuclear em troca de um levantamento também temporário de algumas das sanções internacionais.

Sobre a questão, Rohani disse que “alguns países que estão tentando buscar desculpas e criar problemas no processo das negociações devem respeitar seus compromissos e evitar impor restrições que significariam um distanciamento de sua boa vontade inicial”.

O Congresso dos Estados Unidos tentou aprovar novas sanções econômicas ao Irã. As equipes técnicas das duas partes se reunirão hoje em Genebra para tentar acertar uma data para a implementação do Plano de Ação assinado em novembro nesta mesma cidade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.