Rohani diz que Ocidente transformou Oriente Médio em refúgio para terroristas
Nações Unidas, 25 set (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, acusou nesta quinta-feira o Ocidente de ter transformado com seus “erros estratégicos” o Oriente Médio e outras regiões em um “refúgio para terroristas e extremistas”, e defendeu que os países locais é que devem liderar a luta contra os extremistas.
“Certos países ajudaram a criá-lo (o extremismo) e agora são incapazes de freá-lo”, afirmou Rohani em seu discurso perante a Assembleia Geral da ONU.
“Certas agências de inteligência puseram espadas nas mãos de dementes, de quem agora ninguém está a salvo”, acrescentou.
O presidente iraniano argumentou que grande parte das causas do crescimento do extremismo foram o posicionamento dos Estados Unidos e seus aliados com a “agressão militar contra o Afeganistão e o Iraque e uma interferência inadequada nos eventos na Síria”.
Rohani também criticou a tentativa do Ocidente de tentar “exportar a democracia” como um “produto” que pode ser levado facilmente de um lugar para o outro.
“Em uma sociedade subdesenvolvida, a democracia importada só leva a governos frágeis e vulneráveis”, afirmou.
O presidente iraniano se referiu à coalizão impulsionada pelos Estados Unidos para combater os jihadistas do Estado Islâmico (EI) e advertiu que se a intervenção procura “continuar sua hegemonia na região” estará sendo cometido um novo “erro estratégico”.
Rohani defendeu que os países da região é que devem liderar a resposta contra esses grupos com o apoio de outros setores.
“Os países da região conhecem melhor o prejuízo, podem formar melhor uma coalizão e aceitar compartilhar a responsabilidade da liderança contra a violência e o extremismo”, afirmou. EFE
mvs/dk
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.