Roma elege primeira prefeita em quase 3 mil anos

  • Por Estadão Conteúdo
  • 20/06/2016 11h38
. Rome (Italy), 20/06/2016.- Virginia Raggi, Rome mayoral candidate for the anti-establishment Five Star Movement (M5S), gestures during a press conference in Rome, Italy, 20 June 2016. Exit polls suggest a win for Raggi in the Rome mayoral elections run-off which would make her Italy's first female mayor. (Elecciones, Roma, Italia) EFE/EPA/ALESSANDRO DI MEO EFE Virgínia Raggi

O movimento anti-establishment 5 Estrelas obteve vitórias avassaladoras nas eleições municipais de Roma e Turim, em conquistas mais importantes desde sua fundação, há três anos.

Virgínia Raggi, candidata de 37 anos do movimento para a capital do país, será a primeira mulher a assumir o cargo romano, após obter 67% dos votos no segundo turno, realizado no último domingo (19). Ela derrotou Roberto Giachetti, candidato do Partido Democrático, o mesmo do primeiro-ministro Matteo Renzi.

“Eu irei restaurar a legalidade e a transparência das instituições da cidade após 20 anos de governos ruins”, disse Virgínia, logo após a confirmação do resultado do pleito, “conosco, inicia-se uma nova era.”

Uma vitória ainda mais surpreendente foi a da candidata Chiara Appendino, que venceu a eleição de Turin com 55% dos votos. Ela derotou o atual prefeito, Piero Fassino, um dos pesos pesados do Partido Democrata.

O sucesso do 5 Estrelas representa uma grande derrota para o partido e a coalizão de centro-esquerda de Renzi, que tenta passar uma agenda de reformas para reviver a estagnada economia italiana.

A vitória em Roma também oferece ao novo partido, até agora visto como uma legenda de protesto e oposição ao governo, a sua primeira oportunidade para demonstrar capacidade de governar. Um sucesso em comandar a capital do país, que tem um histórico de quadros inchados, problemas de corrupção e uma dívida de 12 bilhões de euros, poderia catapultar as chances do movimento na próxima eleição nacional.

Apesar das derrotas, o Partido Democrata manteve o comando de outras cidades importantes como Milão e Bolonha.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.