Romênia rejeitará distribuição de refugiados em reunião de ministros da UE
Bucareste, 13 set (EFE).- O ministro do Interior da Romênia, Gabriel Oprea, anunciou neste domingo que votará contra as cotas obrigatórias de distribuição de refugiados durante o encontro que realizará amanhã com seus colegas da União Europeia.
“Tenho a clara ordem por parte do presidente, do primeiro-ministro e do governo de dizê-lo de maneira modesta, mas também com dignidade: a Romênia respeita os compromissos iniciais de receber 1.785 imigrantes e, em consequência, votará contra as cotas obrigatórias”, declarou Oprea à imprensa local.
Os ministros de Interior da UE decidirão amanhã se dão seu respaldo político à distribuição de 120.000 refugiados chegados à Hungria, Grécia e Itália, uma medida proposta pela a Comissão Europeia na quarta-feira passada.
No início desta semana, o presidente romeno, Klaus Iohannis criticou duramente a Comissão Europeia ao acusá-la de fazer uma distribuição “burocrática” dos refugiados.
Iohannis reiterou que a Romênia só pode aceitar 1.785 refugiados, enquanto a Comissão lhe pede que receba 6.351.
A Romênia é respaldada nesta postura por outros países do leste da Europa como Hungria, República Tcheca, Polônia e Eslováquia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.