Romeno pega 4 anos de prisão por invadir e-mails dos Bush
Bucareste, 6 jun (EFE).- Um cidadão romeno foi condenado nesta sexta-feira a quatro anos de prisão por ter pirateado os e-mails dos ex-presidentes dos Estados Unidos George H.W.Bush e George W.Bush, e do ex-secretário de Estado Colin Powell, confirmou à Agência Efe o Tribunal de Bucareste.
Marcel Lazar, conhecido por seu apelido de “Guccifer”, se declarou culpado e lamentou sua invasão nas contas de e-mail dos altos cargos americanos.
O “hacker”, de 40 anos, acedeu de forma ilegal e reiterada em 2013 nas contas de e-mail e da rede social Facebook de personalidades públicas como a família Bush, Powell, membros do clã Rockefeller e atores como Rupert Everett e Steve Martin, explicou o Departamento contra o Crime Organizado da Romênia.
O condenado utilizou suas habilidades para divulgar o conteúdo dos e-mails, inclusive fotografias privadas de George W.Bush.
O hacker já havia sido condenado em 2012 a três anos de prisão por ter acessado o e-mail do diretor do Serviço de Inteligência romeno, embora não tenha chegado a ir para a prisão.
O réu ainda pode recorrer da sentença no Tribunal de Apelação. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.