Romney diz que “ingenuidade” de Obama com a Rússia alimentou crise ucraniana

  • Por Agencia EFE
  • 23/03/2014 14h23
  • BlueSky

Washington, 23 mar (EFE).- O ex-candidato presidencial republicano Mitt Romney disse neste domingo que a “ingenuidade” do presidente Barack Obama com relação à Rússia foi um dos motivos da atual crise da Ucrânia.

“Não há dúvidas de que a ingenuidade do presidente com a Rússia, e seu fracassado julgamento sobre as intenções e objetivos desse país, levaram a uma série de desafios políticos exteriores que estamos encarando”, afirmou Romney no programa “Face the Nation”, da CBS.

O ex-candidato presidencial republicano em 2012 assinalou que “os líderes são capazes de ver o futuro até um certo grau, e então tentam tomar ações para moldá-lo de algum modo”.

“E isso é certamente no que falhou este presidente”, ressaltou.

Durante a campanha eleitoral de 2012, o candidato republicano qualificou a Rússia como “inimigo número um” dos EUA, comentário que foi recebido então com ceticismo.

Romney, ex-governador de Massachusetts, se soma assim a um bom número de congressistas republicanos que lamentaram a fraqueza mostrada por Obama com o presidente russo, Vladimir Putin, como uma das causas da escalada das tensões entre Washington e Moscou.

O ex-candidato assinalou, além disso, que Obama deveria ter atuado mais rapidamente com a comunidade internacional para impor sanções contra a Rússia e evitar a anexação da Crimeia.

Precisamente, o presidente Obama viaja hoje para a Europa, onde participará de uma reunião do G7 e uma cúpula nuclear, na qual tratará de aumentar a pressão internacional sobre a Rússia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.