Rússia acusa EUA de insultos “inaceitáveis” e adverte sobre cooperação

  • Por Agencia EFE
  • 19/03/2014 19h03

Nações Unidas, 19 mar (EFE).- A Rússia advertiu nesta quarta-feira os Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU pelo que considerou “insultos” de tom “inaceitável” por parte da embaixadora americana Samantha Power em um novo debate sobre a Ucrânia.

“É inaceitável aceitar estes insultos a nosso país”, afirmou o embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, que alertou que se os Estados Unidos “esperam a colaboração” da Rússia em outros assuntos no Conselho de Segurança, “deve entender isso claramente”.

Churkin acusou também Power de adotam tom “do nível da imprensa sensacionalista”.

A embaixadora americana tinha dito anteriormente que as explicações russas sobre a crise da Ucrânia e a situação na Crimeia mostram “mais imaginação que Tolstoi e Tchekhov”, dois dos mais famosos autores literários russos.

“A Rússia decidiu redefinir suas fronteiras, mas não pode redefinir seus direitos”, acrescentou Power.

Churkin também acusou de “cinismo” o governo ucraniano por afirmar que forças russas tinham atacado uma base militar ucraniana na Crimeia.

“Não houve ataque em nenhuma base. Não havia tropas russas”, afirmou, acrescentando em seguida que membros desarmados das forças de autodefesa com símbolos nacionais foram os que invadiram o quartel-general da marinha ucraniana em Sebastopol. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.