Rússia chama embaixador na Ucrânia para consultas
Moscou, 23 fev (EFE).- A Rússia convocou para consultas seu embaixador na Ucrânia, Mikhail Zurabov, devido à situação criada no país vizinho com a vitória da revolução opositora e a queda do presidente Viktor Yanukovich.
“Em vista do agravamento dos eventos na Ucrânia e perante a necessidade de analisar a situação, foi tomada a decisão de chamar para consultas em Moscou o embaixador em Kiev”, explicou o Ministério das Relações Exteriores russo em comunicado.
Hoje, o titular da pasta, Sergei Lavrov, falou por telefone com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, sobre a situação na Ucrânia, e ambos concordaram quanto à necessidade de resolver a crise de maneira pacífica.
Desde a cassação do presidente Yanukovich pelo parlamento da Ucrãnia, ocorrida ontem, Lavrov denunciou o descumprimento por parte da oposição desse país do acordo selado na sexta-feira com as autoridades agora depostas para acabar com três meses de revolta.
O acordo previa a formação de um governo de união nacional, eleições antecipadas e a volta à constituição de 2004, mas ontem o legislativo foi além e declarou Yanukovich cassado por abandono de suas funções. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.