Rússia concederá passaporte à unidade antidistúrbios desarticulada na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 28/02/2014 15h43
  • BlueSky

Moscou, 28 fev (EFE).- O Consulado geral da Rússia na república autônoma ucraniana da Crimeia recebeu ordem de conceder passaportes aos membros da desarticulada unidade antidistúrbios Berkut (Águia) da Polícia da Ucrânia, anunciou nesta sexta-feira a Chancelaria russa.

“O Consulado geral da Rússia em Simferopol (capital da Crimeia) recebeu a ordem de tomar as medidas necessárias para começar a expedir passaportes russos aos integrantes da unidade Berkut”, diz a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores russo no Facebook.

A unidade Berkut protagonizou os mais violentos enfrentamentos com os manifestantes opositores ao então presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, durante os distúrbios que explodiram em janeiro e fevereiro nas ruas de Kiev, nos quais morreram mais de 100 pessoas, incluindos vários policiais.

Em 26 de fevereiro o ministro ucraniano do Interior, Arsén Avakov, anunciou a dissolução das unidades especiais da Polícia de segurança cidadã (Berkut).

Por outro lado, as autoridades da Crimeia se negaram a dissolver essa unidade antidistúrbios, que supostamente teria participado da ocupação de diversos edifícios governamentais da república ucraniana nos últimos dias.

No final do ano passado, os Berkut, que não têm um comando unificado, contavam com cerca de 4 mil soldados.

Conhecidos como “boinas vermelhas”, foram criados após a independência (1992) sobre a base das forças especiais da Polícia da Ucrânia soviética.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.